ISSN 1982-1026

Boletim de História e Filosofia da Biologia

Volume 6, número 2

Junho de 2012

 

Publicado pela Associação Brasileira de

Filosofia e História da Biologia (ABFHiB)

http://www.abfhib.org

 

  Sumário:

1.    Encontro de História e Filosofia da Biologia 2012

2.    Filosofia e História da Biologia, volume 7, número 1

3.    Indexação do periódico Filosofia e História da Biologia

4.    Homenagem a Luiz Edmundo de Magalhães

5.    Livros sobre história e filosofia da biologia

0B1. Encontro de História e filosofia da Biologia 2012

 

A figura escolhida para os cartazes e outros materiais deste evento é uma imagem de Albertus Seba (1665-1736), intitulada “Philander, Orientalis, fêmea, com seu filhote no ventre”, da obra Locupletissimi rerum naturalium thesauri accurata descriptio, de 1734.

 

O Encontro de História e Filosofia da Biologia 2012, promovido pela ABFHiB, com apoio da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto e da FAPESP, será realizado de 15 a 17 de agosto de 2012, no Espaço de Eventos da Faculdade de Medicina da USP-RP.

 

Além das sessões paralelas para apresentação de trabalhos, o Encontro contará com as seguintes conferências e simpósio:

* Profa. Dra. Anna Carolina Krebs Pereira Regner, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS):

Estratégias argumentativas na explicação darwiniana: a origem dos pombos domésticos”.

* Prof. Dr. Aldo Mellender de Araújo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS):

Altenberg 16: uma síntese estendida?”.

* Prof. Dr. Gustavo Caponi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC):

O conceito de pressão seletiva e a dicotomia próximo-remoto”.

* Simpósio: “Preparação e submissão de originais para a revista Filosofia e História da Biologia: escopo, aspectos metodológicos e técnicos”, organizada por Maria Elice Brzezinski Prestes e Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, coordenada por Ana Maria de Andrade Caldeira.

Mais informações disponíveis em: http://www.abfhib.org/Encontro.html

 

1B2. Filosofia e História da Biologia, volume 7, número 1

A edição impressa do volume 7, número 1, de Filosofia e História da Biologia, será lançada durante o Encontro de História e Filosofia da Biologia 2012, em agosto, contendo os seguintes artigos:

1.      Antonio Carlos Sequeira Fernandes, Miguel Telles Antunes, José Manuel Brandão, Renato Rodriguez Cabral Ramos

“O Monstro de Prados e Simão Pires Sardinha: considerações sobre o primeiro relatório de registro de um fóssil brasileiro”

2.      Federico di Pasquo

“Experimentos, presupuestos epistémicos y ‘cientificidaden la ecología: el caso de la macroecología

3.      Gustavo Caponi

“Kant: entre Buffon y Cuvier”

4.      Lilian Al-Chueyr Pereira Martins

“Um representante do estilo de pensamento científico ‘compreensivo’, William Bateson (1861-1926): ciência, política e arte

5.      Nahuel Pallitto e Guillermo Folguera

Cambios y continuidades: la ecología del comportamiento y su relación con la síntesis biológica extendida

6.      Roberto de Andrade Martins

“A origem dos pombos domésticos na estratégia argumentativa de Charles Darwin”

7.      Viviane Arruda do Carmo, Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, Nelio Marco Vincenzo Bizzo

“As contribuições de Alfred Russel Wallace para a biogeografia”

2B3. INDEXAÇÃO DO PERIÓDICO FILOSOFIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA

A contribuição do periódico Filosofia e História da Biologia ao desenvolvimento da área no Brasil e demais países iberoamericanos foi objeto de reconhecimento por parte de organismos indexadores de revistas científicas nos últimos dois anos. Dessa forma, Filosofia e História da Biologia encontra-se atualmente indexada por Isis Current Bibliography, Historical Abstracts, Latindex e Clase.

A Isis Current Bibliography of the History of Science (Isis CB) é o mais importante indexador da área de História da Ciência. Foi criado pelo historiador da ciência George Sarton, em 1913, como parte da revista Isis e em 2000 o escritório da bibliografia foi transferido para a Universidade de Oklahoma, sendo atualmente editada por Stephen P. Weldon. A Isis CB abrange publicações recentes em história da ciência, cobrindo todas as disciplinas e períodos. O acesso à base dá-se em: <http://
www.ou.edu/cas/hsci/isis/website/index.html
>

A base de dados Historical Abstracts é uma fonte de pesquisa sobre a história do mundo (excluindo Estados Unidos e Canadá), especialmente a partir do século XV. Originado em 1955, promove a indexação de mais de 3.100 periódicos acadêmicos históricos, em mais de 40 idiomas. O acesso à base dá-se em: <http://www.ebscohost.com/academic/historical-abstracts>

O Latindex é um sistema regional de informação online para revistas científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Originalmente planejada na Universidade Nacional Autônoma do México, converteu-se em uma rede de cooperação regional a partir de 1997. Cobre todas as disciplinas, nos idiomas iberoamericanos. O acesso à base dá-se em: <http://www.latindex.unam.mx/
buscador/ficRev.html?opcion=1&folio=20393
>

Clase é uma base de dados bibliográficos de revistas de ciências sociais e humanidades editada pela Universidade Nacional Autónoma do México, que analisa 1.500 títulos de revistas latinoamericanas e do Caribe. O acesso à base dá-se em <http://clase.unam.mx/>

A indexação de Filosofia e História da Biologia por esses organismos internacionais incrementa a visibilidade da revista e confere maior prestígio aos artigos publicados.

 

 

3B4. homenagem a luiz edmundo de magalhães

 

Luiz Edmundo de Magalhães (à direita), em 1987,

com Crodowaldo Pavan (à esquerda) e Antonio Brito da Cunha (no centro, de costas), em comemoração do aniversário de 70 anos de Oswaldo Frota-Pessoa,

na sala 349 do Edifício André Dreyfus do IB/USP.

Fonte: Acervo da Memória, coordenado por Carlos Ribeiro Vilela, Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

 

 

Luiz Edmundo de Magalhães (1927-2012), biólogo e membro da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB), faleceu em 23 de maio de 2012, aos 84 anos. Bacharel e Licenciado em História Natural pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1952, Magalhães teve destaque no cenário acadêmico nacional, tendo sido diretor do Instituto de Biociências (IB) da USP, de 1985 a 1988, reitor da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, de 1975 a 1979, e Doutor Honoris Causa dessa instituição. Ele desempenhou numerosas funções em diferentes organismos, como as agências de fomento à pesquisa, associações científicas, fundações educacionais, comitês assessores diversos, conselhos editoriais de periódicos científicos, programas de pós-graduação, entre outros.

Luiz Edmundo de Magalhães deixou contribuições na área de Genética, com ênfase em Genética Animal e Genética de Populações, tendo produzido o primeiro camundongo transgênico no Brasil. Juntamente com Crodowaldo Pavan, seu orientador, realizou estudos sobre Genética de Populações com moscas do gênero Drosophila.

Luiz Edmundo de Magalhães (em baixo, à esquerda)

nos fundos do Edifício André Dreyfus do IB/USP, em 1960, com Dan Lindsley (em baixo, à direita), Marilena Damus Grzecorzenska, Anita Wajntal, Jeanete Saraiva de Toledo, Myoko Kawaoka (em cima, da esquerda à direita).

Fonte: Acervo da Memória, coordenado por Carlos Ribeiro Vilela, Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Autoria provável da foto: Bruce Wallace.

 

 

Além da dedicação à pesquisa, o Prof. Luiz Edmundo preocupava-se com a questão do ensino no país, como testemunhou em entrevista concedida em sua residência, no bairro da Lapa em São Paulo, a José Franco Monte Sião e Maria Elice Brzezinski Prestes, em 29 de julho de 2011. Nessa oportunidade, Luiz Edmundo relembrou aspectos de seu trabalho no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, discutiu sobre o papel da História da Ciência na educação científica e comentou com entusiasmo sobre as atividades com as quais estava envolvido.

Durante a entrevista, Luiz Edmundo de Magalhães mostrou-se preocupado com a formação dos jovens:

O ensino deteriorou muito daquele tempo prá hoje sabe? Hoje, nem aluno da universidade passa naqueles exames que nós fazíamos. Nós estamos passando por uma crise violenta, que é muito ampla, ela abrange a família inteira... Então, é um problema que eu acho que precisa ser um bom sociólogo... que eu não sou dessa área pra resolver, ... me preocupa e, eu penso nisso. Nós estamos numa crise.

A sua carreira docente foi marcada pelo pioneirismo ao “introduzir Genética de População no currículo”, no Brasil.

Eu gostava muito de matemática e eu trabalhei muita genética de populações.  Então, eu introduzi no ensino e passei a dar aulas de genética em geral, mendelismo [...] e genética de populações. Fazia todos aqueles modelos, e trabalhei com isso e ajudei a interpretar dados, analisar dados de nossos experimentos.

A introdução da matemática no curso de biologia gerou dificuldades que o levaram a buscar parceria com outras unidades da USP, como a Escola Politécnica. Magalhães introduziu e aplicou modelos computacionais na pesquisa em genética.

Eu trouxe um modelo da Dinamarca para o Brasil... eu vivia no computador da escola Politécnica, [...] Então, eu introduzi... eu fui o primeiro a usar o computador. E levei o computador para a biologia, trouxe o pessoal de lá para fazer conferências na biologia. Fiz uma ponte entre o pessoal da biologia e... o pessoal de computador da escola Politécnica.

O pesquisador destacou a importância que atribuía à contextualização histórica no ensino de ciências.

Sem história não se entende ciência... é, é grave! [...] E quanto mais história você introduzir no ensino, melhor qualidade ele vai ter... sabe, eu acho que é o que dá o entendimento. Eu posso entender uma coisa de ciência, mas quando eu vejo a perspectiva histórica, aquilo ganha um outro relevo, ganha outra importância, ganha outro sentido e, é esse sentido que nós precisamos transmitir pros nossos alunos.

Na época dessa entrevista, Luiz Edmundo estava envolvido com a elaboração de uma coletânea em homenagem a intelectuais brasileiros, a ser publicada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Estou ajudando, coordenando... organizando um livro sobre intelectuais no Brasil. Uma homenagem a pessoas, só pessoas falecidas. Estou trabalhando com um universo de sessenta pessoas, que compreende... área... das ciências da vida, humanidades e ciências exatas [..]. E espero que no começo do ano que vem esse livro esteja pronto.

Felizmente, cinco dias antes de seu falecimento, no dia 18 de maio, Luiz Edmundo pôde entregar à presidente da SBPC, Helena Nader, o seu trabalho para a impressão do livro. Os seus textos reúnem aspectos da biografia científica de 62 personalidades brasileiras das Ciências da Vida, Ciências Humanas e Ciências Exatas (Jornal da Ciência e-mail, 4503, de 23 de maio de 2012).

Essa obra caracteriza a contribuição de Luiz Edmundo de Magalhães à história da biologia de tipo memorialista, somando-se a artigos sobre colegas pesquisadores publicados anteriormente1. Também deixou contribuições à filosofia da biologia, com artigos relacionados aos princípios éticos nas práticas de uso de animais de experimentação2.

O seu interesse pela promoção da área de filosofia e história da biologia em nosso país levou-o a afiliar-se à ABFHiB, em 22 de novembro de 2010. Foi mais uma iniciativa marcada pelo seu costumeiro entusiasmo.

 

Notas de rodapé:

1 Como, por exemplo: MAGALHÃES, Luiz Edmundo de. O Professor Crodowaldo Pavan. Estudos Avançados (USP, Impresso), v. 1: 23-66, 2010; MAGALHÃES, Luiz Edmundo. Breve relato histórico acerca do “Projeto Angra dos Reis, 1955-56”. V. 1, p. 1, in: Anais do V Simpósio de Ecologia e Evolução de Drosophila, Ribeirão Preto/SP, 2007.

2 Alguns trabalhos são: “Princípios éticos e práticos do uso de animais de experimentação”. UNIFESP, 2004, co-autoria; “Evolução da ciência de animais de laboratório”, in: LAPCHIK, Valderez B. V.; MATTARAIA, Vânia G. M.; KO, Gui Mi (eds.). Cuidados e manejo de animais de laboratório. Rio de Janeiro: Atheneu, 2009 (edição da Sociedade Brasileira das Ciências de Animais de Laboratório); A Ética na experimentação animal - Parte I. Revista Controle de Contaminação, 6 (50), jun. 2003; Parte II, Revista Controle de Contaminação, 6 (51), jul. 2003.

 

Citação bibliográfica deste artigo:

SIÃO, José Franco Monte; STEFANO, Waldir; PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Homenagem a Luiz Edmundo de Magalhães. Boletim de História e Filosofia da Biologia 6 (2): 4-6, jun. 2012. Versão online disponível em http://www.abfhib.org/Boletim/Boletim-HFB-06-n2-Jun-2012.pdf Acesso em dd/mm/aaaa. [colocar a data de acesso à versão online]

 

4B5. LIVROS SOBRE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA

FARIA, Felipe.

Georges Cuvier: do estudo dos fósseis à paleontologia. São Paulo: Associação Filosófica Scientia Studia/Editora 34, 2012.

ISBN 978-85-61260-06-4

SUMÁRIO

Prefácio

Intrdução

1 O estudo dos fósseis

2 A anatomia comparada

3 A paleontologia

4 A revolução darwiniana na paleontologia cuveriana

Referências Bigliográficas

Índice de termos

Índice de autores

 



 

RONCARATI, Paola; MARCUCCI, Rossela.

Filippo de Pisis, botanico flâneur: un giovane tra erbe, ville, poesia. Firenze: Olschki, 2012. 208 p.

 

ISBN 978-88-222-6139-7

 

 

 

HEERING, Peter & WITTJE, Roland (Eds.).

Learning by doing: experiments and instruments in the History of Science Teaching.

Stuttgart: Franz Steiner Verlag, 2011. 362 p.

 

ISBN 978-3-515-09842-7

 

RESENHA EM:

http://www.springerlink.com/content/95033218r1q66qm5/fulltext.pdf

 

 

 

 

 

KOHLER, Robert E.

Os Senhores da mosca: a Genética da Drosophila e a vida experimental. [Lords of the fly: Drosophila Genetics and the experimental life, 1994].

Porto: Porto Editora, 2011.

 

ISBN 978-972-0-45092-0

 

 

SOBER, Elliott.

Did Darwin write the Origin backwards? Philosophical essays on Darwin´s theory.

Amherst, NY: Prometheus Books, 2011. 230p.

 

ISBN 978-1-61614-278-0

 

RESENHAS EM:

http://sysbio.oxfordjournals.org/content/61/2/364.full

http://www.springerlink.com/content/w0886k00246420k5/

 

 

 

 

 

ALEXANDER, Dennis R. & NUMBERS, Ronald L. (eds).

Biology and Ideology: From Descartes to Dawkins.

Chicago: University of Chicago Press, 2010. 448 p.

 

ISBN: 978-022-6608419.

 

RESENHA EM:

http://ihpst.net/newsletters/may2012.pdf

 

 

 

 

PIEVANI, Telmo.

Introdução à Filosofia da Biologia. [Introduzione alla filosofia della biologia. 2005]. Trad. Silvana Cobucci Leite.

São Paulo: Loyola, 2010. 287 p.

 

ISBN 978-88-420-7566-0

 

 

 

 

DUARTE, Regina Horta.

A biologia militante: o Museu Nacional, especialização científica, divulgação do conhecimento e práticas políticas no Brasil, 1926-1945.

Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010. 218 p. Coleção IEAT

 

ISBN 857-04-1860-4

 

 

 

 

AYALA, Francisco J. & ARP, Robert (eds.).

Contemporary debates in Philosophy of Biology.

Chichester, UK: Wiley-Blackwell, 2010. 426 p.

 

ISBN 978-14-051-5998-2

 

RESENHA EM:

http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02698595.2011.552419

 

 

 

 

ROSENBERG, Alex & ARP, Robert (eds.).

Philosophy of Biology: an anthology.

Chichester, UK: Wiley-Blackwell, 2010. 449 p.

 

ISBN 978-1-4051-8317-8

 

RESENHA EM:

http://www.springerlink.com/content/4178x2822l18p514/

 

 

 

JAMES, Ioan. Remarkable biologists from Ray to Hamilton.

Cambridge: Cambridge University Press, 2009.  184 p.

 

ISBN 978-0-521-87589-9

 

RESENHAS EM:

http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00222930903072775

http://www.jstor.org/stable/10.1086/661129

 


5BObjetivos do Boletim

O objetivo do “Boletim de História e Filosofia da Biologia” é divulgar informações de interesse dos pesquisadores e estudantes interessados em história e filosofia da Biologia. Com periodicidade trimestral, este Boletim traz informações atualizadas sobre congressos e outros eventos relevantes (no Brasil e no exterior), novas publicações da área (livros e revistas), informações sobre teses e dissertações, informes sobre as atividades da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB), bem como artigos curtos, descritos abaixo.

Poderão ser publicados no “Boletim de História e Filosofia da Biologia” artigos assinados (curtos) que discutam temas gerais de interesse da área como, por exemplo, a metodologia da pesquisa em história e filosofia da biologia, ou o uso da história e filosofia da biologia no ensino; bibliografias comentadas sobre tópicos específicos de história e filosofia da biologia; e textos de divulgação. Podem também ser publicadas resenhas, assinadas, de livros recentes sobre história e/ou filosofia da biologia. Os artigos devem ser submetidos aos Editores deste Boletim (ver endereços no Expediente, ao final deste número). Todos os artigos submetidos devem ser elaborados tendo em vista os padrões acadêmicos usuais.

 

Boletim de História e Filosofia da Biologia    ISSN 1982-1026

Expediente. O “Boletim de História e Filosofia da Biologia” é uma publicação trimestral da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB), iniciado em Setembro de 2008, por Roberto de Andrade Martins. A partir de março de 2011 passou a ser editado por: Maria Elice Brzezinski Prestes, eprestes@ib.usp.br (Universidade de São Paulo); Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, lilian.pereira.martins@gmail.com (Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto); Aldo Mellender de Araújo, aldo1806@gmail.com (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Waldir Stefano, stefano@mackenzie.br (Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Cruzeiro do Sul).

Endereço eletrônico: boletim@abfhib.org. URL: http://www.abfhib.org/Boletim/.

 

Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB)

Presidente: Maria Elice Brzezinski Prestes (Universidade de São Paulo)

Vice-Presidente: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins (Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto)

Secretário: Waldir Stefano (Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Cruzeiro do Sul)

Tesoureiro: Marcia das Neves (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)

Conselho:

Ana Maria de Andrade Caldeira (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

Anna Carolina Regner (Universidade do Vale dos Sinos)

Antonio Carlos Sequeira Fernandes (Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional)

Charbel Niño El-Hani (Universidade Federal da Bahia)

 http://www.abfhib.org